14 de dez de 2015

Resenha #11 Eleanor & Park da Rainbow Rowell

Hoje vim falar de um livro que li já faz um tempinho, mas nunca consigo esquecê-lo e me deu muita vontade de escrever sobre ele no blog.


Sinopse:
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Opinião:
Na época que li o livro dois anos atrás (me perdoem se confundi ou esqueci algum fato do enredo) não curtia o gênero ainda mais que comparavam demais a história com a de “A culpa é das estrelas” que sinceramente muitas vezes me questionava se realmente valia a pena lê-lo.

Depois de muita enrolação se queria ou não comprar o livro, finalmente me decidi que ia compra-lo depois de vê-lo numa promoção daquelas na Saraiva e para minha alegria resolvi lê-lo assim que o mesmo chegou em minhas mãos e posso dizer gente: valeu muita a pena!
A história começa falando de dois adolescentes que vivem em um mundo dos anos 80, a descrição dada pela autora sobre a época nos faz perceber o quanto os jovens viviam mais naquela época, eram mais livres e completamente independentes de qualquer subterfúgio de tecnologias (claro que tinha as da época, mas isso não os escravizava como acontece nos dias de hoje).

E nessas vivências do dia-a-dia que Park e Eleanor se conhecem e onde acontece isso? No ônibus escolar gente! Isso hoje em dia acontece raramente e me fez lembrar muito da minha infância quando eu pegava um transporte assim e passava a viagem toda conversando com os meus colegas ou com o motorista (saudades).

Os dois começam a ter um contato maior a partir do momento que Park percebe que Eleanor ler junto com eles seus preciosos quadrinhos, começam a conversar a respeito e o menino começa a emprestá-los para a garota.

E a partir dai uma amizade com fundo de pano quadrinhos e bandas surge e além disso nasce uma paixão, mas não qualquer paixão e isso uma que provem do primeiro amor desses dois <3
Eles não poderiam ser mais diferentes, enquanto Park é descente de sul-coreano e tem um família toda unida e amorosa; Eleanor não poderia ser mais diferente sendo ruiva, um pouco acima do peso e com uma família que está longe de ser perfeita com o padrasto drogado e que espanca sua mãe.


O livro trata de bullying, abuso, violência doméstica, alcoolismo, drogas, primeiro amor e claro com o cenário dos anos 80 e suas bandas de rock!

Gente o livro é absolutamente lindo! Muita gente criticou o seu final (eu inclusive), mas esse fato não tira a beleza da história, na capa do livro tem a seguinte dedicatória “Eleanor & Park me lembrou não apenas de como é ser jovem e apaixonado por uma garota, mas também, de como é ser jovem e apaixonado por um livro”.

Tenho que concordar totalmente com o autor pessoal, o livro nos faz reviver o primeiro amor, aquele que da adolescência que nos deixava imensamente feliz! A autora já disse em uma entrevista que não descarta escrever uma continuação sobre ele no futuro, estou aqui aguardando Senhora Arco-íris rsrs



Beijão a todos!


29 comentários:

  1. Oii, já ouvi falar sobre esse livro, e também li bastante criticas positivas, terei de conferir, bjos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Flor
    Tudo bem?

    Este livro esta na minha lista faz tempo *U* sou completamente apaixonada pela capa, e apesar de muitas pessoas falarem muito bem do livro, esta e realmente a primeira resenha que leio e estou apaixonada! Gosto muito de historias assim que nos Balançam de verdade! Nos toca bem no fundinho HAHAHAHA Espero que não demore muito! Enfim adorei a resenha e fiquei ainda mais curiosa para ler, o casal parece ser uma gracinha, amei e falando em tempos de escola, morro de saudade também.
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      Leia mana, você irá se apaixonar pelos tempos de escola dos anos 80!
      E um casalzinho que dispensa comentários <3

      Bjinhos

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Já li tantas resenhas de "Eleanor & Park" que já perdi as contas. E quanto mais eu leio, mais eu fico com vontade de conhecer o livro.
    Apesar de ter alguns temas pesados, o enredo é lindo. Pretendo ler em breve :)

    Abraço!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Quero taaaanto ler esse livro, já peguei diversas vezes na livraria, mas nunca compro. E depois de tantos elogios, será um dos próximos ;)
    Beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu cheguei a começar esse livro, mas acabei abandonando :(
    Adorei a resenha!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  6. Rainbow <3 <3 <3
    Até hoje só li Fangirl, mas Rainbow virou uma das minhas autoras preferidas.
    Eleanor & Park estão na lista da leitura.
    Amei sua resenha! E essa fan-art linda <3
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      Ainda não li Fangirl, mas pretendo ler em breve!
      Linda mesmo.
      Beijos

      Excluir
  7. Adorei a resenha. Sempre que leio resenhas desse livro sinto mais e mais vontade de ler, depois da sua me deu mais vontade ainda.

    amordeluaazul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Ahhh, que resenha cativante <3
    Esse livro é muito fofo <3 Eu amei. Só me decepcionei um pouco com fim. Achei aberto demais. Mas de resto. Personagens apaixonantes e a narrativa da Rowell é muito leve e gostosa de se ler.

    Abraços
    David
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      Todos se decepcionaram com o final :(
      O livro é ótimo mesmo!
      Beijos

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu já conheço o livro, porém ainda não tive oportunidade de ler ele.
    Acho que ele é um livro bem fofo, deve ser uma leitura agradável.
    Adorei a sua resenha.
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      O livro é uma fofura só, mas tem seu lado sério também.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi! Tudo bem com você?
    Já ouvir falar desse livro, mas nunca me interessei muito em ler. Agora que tive o prazer de ler a sua resenha, estou ansiosa para ler o livro "Eleanor & Park ".
    Beijokas!!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá! Já vi várias resenhas desse livro e só comentários positivos. Não é meu gênero de leitura preferido, mas que bom que vc gostou!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi! Eu amei este livro, li outros da autora mas nenhum se compara. É uma história tocante e triste, que vale a pena.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oii.
    Senhora Arco-íris kkk!
    Acho que senti um pouco o que você sintiu ao ler o livro lendo sua resenha. Realmente, acho que deve ser uma linda e singela história de amor. Fico meio em dúvida de ler porque meu coração não aguenta finais tristes, mas quem sabe um dia eu dê um chance rs. Beijos.

    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      Te entendo Débora, também pensava assim, leia sim, vale a pena!

      Beijos

      Excluir
  14. Olá!
    Tenho este livro há algum tempo e sua resenha me deixou mais curiosa ainda! Parece ser mesmo apaixonante, mas admito que este final tão criticado me deixa com um pouco de medo hahah Pretendo ler em breve. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      Esquece o final e leia o livro, tenho certeza que valerá muito!

      Beijos

      Excluir
  15. Olá!
    Esse livro é super apaixonante!Realmente nos faz voltar a um tempo onde as coisas eram mais simples e o contato entre as pessoas era pessoal e não virtual.Uma pena que realmente o final tenha ficado devendo..será realmente que teremos continuação?Ansiedade define!
    Abraços!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir